Estamos também no Facebook

Auxílios a Navegação

NDB

Quem costuma escutar a comunicação VHF entre aeronaves e controladores, aqui na Terminal Palegre está acostumado a ouvir as palavras NDB Guaíba (ou IP) e NDB Figueiras. O NDB (Non-Directional Beacon) é uma estação transmissora, instalada numa posição geográfica fixa que emite sinais de radiofrequência permitindo que as aeronaves façam sua identificação e determinem a sua posição em relação ao NDB. O sinal dos NDB é captado e decodificado por um instrumento na aeronave conhecido por ADF.
 
NDB Figueiras
Distante 10 milhas náuticas do aeroporto, o ponto comum no prolongamento da pista 11 de Palegre com a pista 12 de Canoas é o NDB Figueiras que serve como auxílio a navegação para a Base Aérea também. Por isso quando ocorrem decolagens na Base Aérea o controlador de tráfego restringe decolagens do Aeroporto pois o ponto de encontro é o mesmo e o tráfego militar possui preferência diante do civil.
Frequência: 275KHz
Identificação: FGR


 
NDB Guaíba

Localiza-se a 5 milhas náuticas da cabeceira 11. Identificado como "IP", este NDB serve como Marcador Externo. Num conjunto com o Localizador e Glide Slope, auxilia a aproximação por ILS em Porto Alegre.
Frequência: 345KHz
Identificação: IP


NDB Pestana

Localizado na Av. A. J. Renner, o NDB Pestana fica a apenas 1240 metros (0.7 milhas náuticas) do início da cabeceira 11. É utilizado no procedimento NDB Z para a pista 11.
Frequência: 395KHz
Identificação: IA



NDB Porto Alegre

O NDB Porto Alegre localiza-se dentro do sítio aeroportuário, próximo aos hangares. É utilizado para o procedimento NDB Y tanto para a pista 11, como para a pista 29. No NDB Y 11 a aeronave bloqueia a antena do NDB a 3000 pés na proa 284º (QDR) e afasta por 2 minutos e 15 segundos baixando para 1500 pés. Após, realiza curva a direita na proa 124º (QDM). A altitude mínima de decisão são 600 pés. Se não avistar a pista abaixo disso, deve iniciar procedimento de arremetida, visto que o NDB é um procedimento de não-precisão. Para pousar pela pista 29 utilizamos o NDB Y 29 onde a aeronave bloqueia a antena do NDB e afasta na proa 111º (QDR) por 3 minutos baixando para 2000 pés. Após, realiza curva a esquerda na proa 276º (QDM). Se o piloto não avistar a pista abaixo dos 780 pés, deve iniciar a arremetida.
Frequência: 330MHz
Identificação: PAG



NDB Salgado

Localizado na Rua Sérgio Jungblut Dietrich, ao lado do Hipermercado BIG, o NDB Salgado é utilizado no procedimento NDB Z 29. Após o bloqueio do NDB FGR, voa-se na proa 105º (QDM) do NDB Salgado. Se não avistar a pista a 780 pés, inicia aproximação perdida.
Identificação: PA
Frequência: 315KHz


VOR

O VOR de Porto Alegre opera na frequência 114.00MHz. É utilizado tanto na cabeceira 11 como na cabeceira 29. Porém, como há ILS na cabeceira 11, o VOR DME Z 29 é a opção mais utilizada nas aproximações realizadas quando a pista em uso é a 29.
Identificação: POR


NDB Taquara

Este NDB fica localizado em Taquara/RS. As aeronaves que tem como destino Palegre e são procedentes do norte, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, etc,  sobrevoam Taquara na chegada STAR HERA1. Existe também a saída Taquara que orienta as decolagens de Porto Alegre a bloquearem este NDB. Este rádio-farol ainda orienta as aeronaves em navegação em Caxias do Sul.
Frequência: 360KHz
Identificação: TQA



NDB Quari

O NDB Quari, localizado na cidade de Taquari/RS, está inserido na aerovia W14, que interliga Porto Alegre a Santa Maria. Para ver a carta com as aerovias que fazem parte da Terminal Palegre, clique AQUI. Quari é um importante NDB utilizado nas cidades de Porto Alegre, Canoas e Caxias do Sul utilizados nos procedimentos de decolagens e chegadas. As aeronaves que decolam de Porto Alegre utilizam a saída SID Tala, em Caxias do Sul utilizam a SID Quari2. A chegada Guaiba1 utiliza o NDB Quari para vetoração.
Frequência: 265KHz
Identificação: KRI

NDB Tramandaí
O NDB de Tramandaí auxilia a aproximação STAR HERA2 em Porto Alegre para aeronaves provenientes do setor sul com pouso pela pista 29. Axulia também às aeronaves que decolam de Torres na SID Tramandai com destino a Porto Alegre.
Identificação: IB
Frequência: 300KHz

NDB Torres

O NDB Torres fica localizado dentro do sítio aeroportuário. As aeronaves que partem de Porto Alegre com destino a Torres podem decolar na proa do NDB Tramandaí e posterior seguir na proa do NDB Torres, como podem fazer a SID Torres. Como informado no NDB Tramandaí, a aeronave que decolar de Torres para Porto Alegre, utiliza a SID Tramandaí, voando na proa do NDB Tramandaí e posterior na proa do NDB Porto Alegre.
Identificação: TOR
Frequência: 230KHz


O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.