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Aerovias/RS

Um assunto que sempre me interessei desde pequeno é sobre as aeronaves que sobrevoam o Rio Grande do Sul. Uma aeronave em nivel de cruzeiro desperta uma atenção e curiosidade em muita gente. Antigamente, ainda sem possuir rádio de escuta aeronautica, a primeira coisa que eu queria era descobrir que modelo de aeronave era. Outras perguntas vinham à cabeça como por exemplo, de que empresa era aquele Boeing ou Airbus. Depois vieram os desafios maiores: que altitude, que voo, que rota a aeronave fazia, "de onde para onde".

* Todas as aeronaves que estiverem dentro da Terminal de Porto Alegre entre 3500 pés e 14500 pés estão sobre jurisdição do Controle Palegre. A Terminal Palegre corresponde a um círculo de 40 milhas náuticas de raio. A excessão é que Caxias do Sul faz parte da Terminal Palegre e por isso, ao norte, o raio é de 60 milhas nauticas. Para melhor entender e visualizar, CLIQUEM AQUI.

Abaixo coloco uma imagem das aerovias que as aeronaves costumam utilizar:


Os pontos marcados com flechas vermelhas são locais onde ocorre a transferência do controle do Centro Montevideo para o Centro Curitiba, justamente no ingresso da aeronave em territorio brasileiro. A flecha verde maior localiza Porto Alegre e a flecha verde menor localiza Caxias do Sul.

UGELO: As aeronaves que estiverem neste fixo, estão ingressando no Brasil pela aerovia UA305 com aeronaves procedentes de Punta del Este, como a BQB.
AKPOD: Este fixo também é uma opção de ingresso no Brasil das aeronaves procedentes de Montevideo, tais como a Pluna, Iberia.
VOR MLO: As aeronaves já costumam chamar o Centro Curitiba nesta posição. Melo é um dos principais pontos de entrada no país das aeronaves procedentes de Ezeiza e Aeroparque, em Buenos Aires. Por exemplo, Alitalia, British Airways. Após Melo as aerovias utilizadas são: UM671, que sobrevoam Caxias do Sul, ou UM540, com sobrevoo de Porto Alegre. A grande maioria opta pela UM671.
GAMOT: Esse fixo de entrada no Brasil, passa sobre Rivera e é balizado pela aerovia UM654 que interliga o sul do Uruguay até Fortaleza. Uma das opções para os voos à Europa. Air Europa, Iberia costumam utilizá-la.
CUARA: Este fixo interliga Buenos Aires ao Aeroporto de Iguazu, na Argentina. Hoje mesmo escutei o voo 4022 da LAN Argentina ingressando no fixo CUARA Às 13h58 com proa do fixo ELAMO, distante 145 milhas nauticas. Após 20 minutos, a aeronave estava chamando o Centro resistência e ingressando no Paraguay.
UBLAN: Limite do Brasil e Uruguay pela aerovia UM418 entre Porto Alegre e Cordoba. Aerovia utilizada tambem na rota para Santiago do Chile. Utilizada principalmente pela GOL. As aeronaves de Florianopolis com destino ao Chile utilizam a mesma aerovia.
URURI: Aerovia UM534 entre Porto Alegre e Rosario. A GOL é a principal empresa aerea a utilizar esta aerovia.
ARULA: Na cidade de São Borja passa a aerovia UM400. O fixo ARULA delimita a Argentina do Brasil.. A aerovia UM400 inicia em Cordoba e segue até o Rio de Janeiro. Quem está vindo do Chile e Argentina com destino ao sudeste brasileiro utiliza esta aerovia. Muito usado pela Lan Chile.

** As aeronaves que sobrevoam o RS tem como destino Santa Catarina, Parana, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, nordeste brasileiro e Europa. Os voos com destino à America do Norte e Central não sobrevoam o Rio Grande do Sul.
O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.