Estamos também no Facebook

18/06/2010

TAM - Star Alliance

O Airbus A330 da TAM, matrícula PT-MVM, esteve nesta manhã em Porto Alegre procedente de Guarulhos no voo TAM 3501. Decolou às 10h50 como TAM 3502. Esta aeronave ostenta a inscrição Star Alliance ao longo da fuselagem.

21 comentários:

Igor - CAMPO BOM - RS disse...

Acabou de passar agora (16:47) um Air Bus da TAM (nota-se pela cauda bem visível) Porto Alegre sentido Serra, super baixo (abaixo das nuvens).Fazendo muito barulho e esta chovendo bastante neste momento.Sai correndo de dentro de casa pra ver.

Anônimo disse...

uma duvida....
no voo TIB5644 - SBPA-SBCM a rota
diz somente DCT .
como eh voado este trecho?
aponta pra onde a aeronave,
tem aerovia,
voa direto pro NDB ou VOR, mas
tem alcance pra ir assim direto
de POA ate la?
talvez so visual, sei la...
da uma dica ai como eh.

buenas.

Palegre ao Vivo disse...

O voo é DCT pois não tem aerovia entre POA e CCM. A aeronave realiza o procedimento de saída e no final da TMA, ele vai DCT (direct to) CCM. Criciuma nao tem VOR, então, guia-se pelo NDB, GPS, ele dá u jeito, fica tranquilo!!!!

Anônimo disse...

Quando falei mais abaixo à respeito do aero de ST Marteen não estava me referindo a demanda e sim no tamanho da pista. Pois sempre falam "Porto Alegre tem demanda, más não tem pista...", e ST Marteen tem uma de 2.100mts e B747-400 e A340-600 fazem voos diretos para a Europa com pelo menos 80% de ocupação nos voos. Então POA com a pista que tem poderia ter um voo para LIS non-stop. Abraços.

Palegre ao Vivo disse...

Em 2008 senão me engano, o Boeing 747-400 da Aerolineas fez POA-Miami direto com 348 passageiros a bordo!!!

Anônimo disse...

pra entender....
realiza a saida,uma SID, mas no normal a SID ja poe numa aerovia ou
uma transicao correto?
no caso ai cumpre a SID e voa na
proa de um fixo qualquer limitado pela TMA orientado pelo APP POA
ai vai DCT? ou voa livre em qualquer direcao sem se preocupar
com trafego desde que seja para
o norte de RS a caminho de CCM?
perguntando que se aprende, flw.

Blog Paixão por Voar disse...

Opa, to com uma dúvida.
Ontem a noite eu estava escutando o controle SBPA. Aí, o voo GLO7464 não decolou devido o aeroporto de Córdoba estar abaixo dos mínimos.O piloto de tempos em tempos se comunicava com o solo sobre slots de Bagé (Havia um slot para as 00:45 e depois apenas as 4:00, conforme o ATC). Tudo bem que a aeronave passa sobre Bagé, mas o que isso tenha a ver com o voo?

Palegre ao Vivo disse...

Eles coordenam a passagem sobre Bagé com o Centro Montevideo. Na verdade esses slots são fornecidos pelo Controle uruguaio, podendo entrar apenas uma aeronave de tempos em tempos no espaço aéreo uruguaio já que o efetivo de controladores lá é muito pequeno. Se duvidar, à noite tem um controlador no Centro Montevideo pro país todo.

Blog Paixão por Voar disse...

Entendi. Não pensava que era tão limitado o espaço deles. Grato pelo esclarecimento.

Anônimo disse...

348 PAX?? Já enxeria um A330! Imagino eu indo para MAD no A346 da Ibéria!

Carlos Almeida disse...

É que como dois anonimos postaram comentarios na mesma matéria ficou dificil distinguir qeum é quem , mas com relação a pista concordo com voce , as vezes podemos ter a mesma opinião olhando por pontos de vista diferentes (hehehehe),é por isso que o PALEGRE tá cada dia melhor , eu por exemplo acesso no minimo 2 vezes por dia . Grande abraço amigão !

Palegre ao Vivo disse...

Opa, grato pela fidelidade Carlos!
Abraços!

Palegre ao Vivo disse...

Apenas corrigindo, CCM tem VOR sim, 114.400MHz. Perdão pelo esquecimento.

Anônimo disse...

Quando aviões passam em altitude de cruzeiro sobre Porto Alegre eles se comunicam com a torre SBPA?

Anônimo disse...

Nao, coordenam com Curitiba.

Igor - Campo Bom - RS disse...

Se POA tivesse vôos para MIAMI ou LISBOA, e qualquer semelhante, acredito que teria mais de 80% de ocupação, é muita gente que viaja daqui para o exterior... nossa eu não tinha idéia, depois que comecei a percorrer os aeroportos e conheci muita gente, vi que é muito mais do que se imagina... :D [Gaúcho é Rico... (H)]

Palegre ao Vivo disse...

Igor,

A American Airlines já operou em Porto Alegre, sabia? Deixou de operar por fraco número de passageiros.

Anônimo disse...

Se gaúcho é rico, então eu não sou gaúcho kkkkk

Igor - Campo Bom - RS disse...

Sim , sabia da American Airlines, mas não digo vôos toda, hora digo 1 ou 2 vezes por semana...sei lá

Carlos Alemida disse...

Pessoal não esquecam , que na década de 60 a Varig operava POA - NOVA YORK com o constellation e depois entrou o super constellation sendo a ultima escala era em Manaus ,a viagem durava mais de 24 horas . Sem contar POA - Amsterdan ,Via São Paulo - Diario Menos aos Sabados Lembram ? Saudades da Pioneira !

Marcos disse...

Eu não sou rico mas viajo!E sou gaúcho..Pelo que li,o fator principal da "falta" de vôos internacionais de longa distancia seria posição geográfica do RS..o pessoal do blog tem algo a dizer sobre isso?tem sentido?Abraços!

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.