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11/10/2012

10/10: PR-PNM em Porto Alegre

O E50P Phenom 100, matrícula PR-PNM, pousou em Porto Alegre às 16h13 de quarta-feira procedente de Rosário, na Argentina, com cinco pessoas a bordo. O pouso ocorreu pela pista 11 e nos primeiros 1000m de pista a aeronave realizou um cavalo de pau, varando a lateral direita da pista afastando-se 10 metros sobre a grama molhada, atolando os trens de pouso principais e quebrando o trem de pouso dianteiro. No momento havia vento de través, contudo, existe a possibilidade de pane nos freios, detalhe que o CENIPA irá investigar. A partir deste momento a pista ficou impraticável e deu-se início a uma grande quantidade de voos alternados. O voo GOL1848 alternou Curitiba, GOL1892 e GLO1272 alternaram Florianópolis, GLO7489 alternou Guarulhos. O voo TAM3293 alternou Florianópolis, TAM3055 e TAM3431 alternaram Campinas. Os voos WEB6788 e WEB6741 alternaram Navegantes e o WEB5818 alternou Florianópolis. O voo AZU4449 alternou Florianópolis e o AZU4061 alternou Navegantes. O voo TAP047 alternou Campinas. Às 19h36 a pista estava liberada novamente para pousos e decolagens, momento em que TODAS as aeronaves começaram os preparativos para decolar a Porto Alegre. Quando eram 21h10, haviam 17 aviões no Centro Curitiba com destino à capital gaúcha. E para ajudar, ironicamente falando, dois voos da AZUL alternaram Porto Alegre. Em três horas pousaram 42 aeronaves em POA, média de uma aeronave a cada 4 minutos.

José Arthur Eidt

12 comentários:

Luís disse...

Palegre,

Na terceira foto está escuro - já era noite. A aeronave foi colocada e transportada por uma carreta?

Palegre ao Vivo disse...

A Darcy Pacheco removeu a aeronave colocando-a numa carreta, que levou a aeronave até o pátio 3, onde será realizada perícia.

CONTRAIL disse...

Buenas, não acredito que tenha sido apenas o vento a jogar o Phenon pra fora da pista. Fiquei pensando na possibilidade dele ter aquaplanado, e daí sim o vento ter jogado ele pra fora. Mas necessário confirmar se o vento era de través! abraços

Palegre ao Vivo disse...

O vento chegou a 38 nós de través. Não quero dar uma de Cenipa, soltando conclusões precipitadas, mas na minha opinião o vento não atrapalhou. Acredito em pane nos freios.

Felice disse...

Noossa, como queria estar ai em POA para ver esse show de 42 pousos! *-*

concordo com o blog deve ter sido pane nos freios.

Anônimo disse...

A lamina d'água que fica sobre a pista também pode ser responsável. Não se faz 'pouso alisado' em condições assim justamente pelo atrito com a lâmina d'água, que por mais que estes pneus sejam ultra resistentes, sofrem desgaste e podem estar mais propícios a serem rasgados por estar lâmina quando em alta velocidade.

João

Palegre ao Vivo disse...

A pista possui grooving e pela quantidade de chuva que caiu naquele horario não provocou poças. Duas possibilidades: vento e/ou freios.

CONTRAIL disse...

Palegre, não da para discartar poças! A pista de SBPA apesar de possuir grooving, é uma das mais irregulares do país, assim facilmente formando poças! Ainda mais onde foi a saída, após marcação dos 1000. abraços

cultfriend disse...

bah cara depois das 22:00 foi um show de luzes na aproximaçao pra 11.

Chico Neto disse...

Estava Lá... Previsão de saída pela GOL às 18:30 com conexão em Congonhas para Confins. Fomos sair eram 1:30 da madrugada, para o Galeão, com conexão para Confins às 6:30 do dia seguinte. Para complicar mais a situação, durante este período a energia Elétrica no Aeroporto foram interrompidas pelo menos 4 vezes. E a pior da tarde/noite: estava acontecendo em POA uma reunião da FIFA sobre a Copa. Os participantes da reunião estavam lá no aeroporto...


Anônimo disse...

Presenciei o acidente. Estava no panorâmico do TPS 1 no exato momento.

Chovia de forma leve, mas constante, e não aparentava estar ventando tanto, apesar dos relatos de rajadas de até 38 nós. O metar das 1900Z (10 minutos antes do acidente) indicou rajadas de 28 nós.

A Gol tinha suspendido seus pousos em SBPA. Cerca de 1 hora antes um TAM pousou com extrema dificuldade, sem colocar os dois lados do trem principal ao mesmo tempo, e pouco depois um Azul arredondou alto e ARREMETEU (coisa que nunca tinha presenciado em Poa) e finalmente pousou cerca de 20 minutos depois.

Quando este mesmo Azul estava pronto pra decolar novamente, o Phenom saiu da pista. O toque não foi tardio e ele já estava em rolamento há alguns segundos quando deu uma guinada tão forte para a esquerda que chegou a ficar num ângulo de quase 90 graus com a vista do panorâmico do TPS 1 (talvez uns 20 graus fora do eixo). Então, guinou pra direita, e achei que a situação estava sob controle, mas em seguida saiu da pista, levantou bastante terra e deu o cavalo de pau.

Creio ter sido uma aquaplanagem, mesmo, por causa da chuva. Mas não se pode descartar problemas no freio direito, também. Evidentemente, só o CENIPA irá dar o parecer definitivo...

O detalhe curioso é que o Azul que estava no ponto de espera quando o Phenom saiu da pista ALINHOU na cabeceira da 11 logo em seguida, ou seja, o piloto sequer olhou pra pista inteira pra saber se o jatinho tinha livrado... Eu não sabia que esse tipo de desatenção podia acontecer... mas enfim...

Anônimo disse...

Uma correção no meu comentário: eu estava no TPS 2, o antigo.

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