Estamos também no Facebook

25/07/2011

Novos voos da TACA

Porto Alegre deverá ter voos diários para Lima, no Peru, a partir do próximo ano, de acordo com os planos de expansão da empresa aérea Taca. A companhia opera o trecho três vezes por semana desde dezembro de 2009 e registra taxas de ocupação que variam entre 70% na baixa temporada e 95% no mês de julho.
O projeto de duplicar o número de voos vem sendo analisado pela empresa e, agora, passa também pelo crivo do grupo Avianca Internacional, ao qual a companhia peruana está se fundindo. “O processo de fusão faz com que todos os projetos de abertura de rotas e de expansão sejam repensados, para que as empresas do mesmo grupo não se sobreponham. Por isso, estimamos que a decisão só deva ser anunciada entre o final deste segundo semestre e o primeiro semestre do ano que vem”, afirma Daniel Trento, chefe de vendas da Taca no Rio Grande do Sul.
Ele detalha também que, além do grande fluxo de passageiros, a rota é muito usada pelas empresas gaúchas para o transporte de cargas. São transportadas de três a quatro toneladas de mercadorias, sobretudo de empresas de autopeças e de calçados, com unidades produtivas no Caribe, que usam a malha da empresa para enviar e receber material.
Já as empresas que começaram a operar voos internacionais que partem de Porto Alegre há menos tempo aguardam com muita expectativa pelos resultados da baixa temporada. Isso porque o fluxo de passageiros durante as primeiras semanas de operação e as reservas para os meses seguintes indicam que logo a ampliação da oferta deverá ser pensada.
Maria João Raupp, diretora da TAP em Porto Alegre, estuda atentamente esses números. “Precisamos de mais tempo para que isso seja comprovado como tendência e, só então, dentro da nossa capacidade de atendimento, da disponibilidade de aeronaves, poderemos projetar uma expansão, mas o cenário que está sendo delineado é positivo”, diz.
Igual otimismo é demonstrado por Marcos Calixto, gerente-geral da Copa Airlines no Brasil. Ele, que prefere não abrir os números, diz que a taxa de ocupação tem se mantido muito boa desde o início da operação do voo entre Porto Alegre e a Cidade do Panamá, em junho. “Estamos na alta temporada, que tem um fluxo grande de turistas, mas nessa rota temos muitos passageiros de perfil executivo.

Fontes: Jornal do Comércio via Blog Porto Imagem

Um comentário:

Fernando C. Milke disse...

Salgado filho crescendo internacionalmente!

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.