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02/05/2011

Flight Report

Porto Alegre, 29 de abril de 2011.

Nesse dia realizei o voo da Webjet número 5843, entre Porto Alegre e Confins, Belo Horizonte. A aeronave Boeing 737-300, matrícula PR-WJJ, estava na posição 4 do pátio 2. O horário previsto de decolagem seria às 22h15 e o pouso em Confins previsto para às 00h15. Meu embarque ocorreu às 21h55 ingressando pela porta dianteira. Às 21h59 todos os passageiros já haviam embarcado e o procedimento deu-se por encerrado fechando as portas da aeronave. A bordo, 90 passageiros e 5 tripulantes: Na cabine de comando, Gleder e Oliveira e na cabine de passageiros, Priscila, Cleide e Rodrigo. Nosso pushback ocorreu às 22h01, com o nariz da aeronave voltada para a taxiway Alfa. Dois minutos mais tarde, às 22h03, iniciamos o táxi até a pista 11, onde fomos autorizados a alinhar e manter, pois um Airbus A320 da TAM, às 22h05, havia decolado.
Autorizado pela Torre de Controle, exatamente às 22h08 iniciamos a corrida subindo na saída Juice1B. Nossa partida deu-se 7min antes do previsto; Logo após a decolagem já inicamos curva à esquerda na proa de Juice, chegando neste fixo às 22h15, momento em que o Boeing interceptou a aerovia UM540, estabilizando no FL350 às 22h22.
Na região entre Criciúma e Florianópolis fomos recebidos por uma turbulência moderada, sacudindo bastante a aeronave. Neste momento o piloto solicitou ao Centro Curitiba ascender ao FL370, diminuindo consideravelmente o desconforto, enfrentando apenas tubulência leve. Às 22h40 estávamos no través de Ponca, próximo a Navegantes/Itajaí, em Santa Catarina, momento da rota em que deixamos o continente e ingressamos sobre o Oceano Atlântico, autorizados a voar o fixo Osamu, e após voar direto VOR de REDE. Às 23h03 estávamos novamente avistando o continente e às 23h06 estávamos no bloqueio de REDE, iniciando curva à esquerda na proa do VOR de BCO, bloqueando Bonsucesso às 23h10 e com curva à direita interceptando a aerovia UW13, esta que nos leva até Belo Horizonte.  Às 23h29 inicamos a descida para Confins. às 23h44, a pedido do Controle Belo Horizonte, o PR-WJJ reduziu velocidade para sequenciamento. Às 23h44 o trem de pouso baixou e deu-se início as curvas à direita para final do procedimento Arena 1 em Confins, uma curva forte às 23h46 e outra mais fechada às 23h47. Após, estávamos na final da pista 16 de SBCF, onde tocamos o solo às 23h51, ou seja, pousamos 24 minutos ANTES do previsto. Taxiamos até a ponte de embarque 4, onde ocorreu o desembarque dos passageiros.


11 comentários:

Anônimo disse...

como obtem esras infos. tao
detalhadas? tem um radio escondido
no casaquinho todp tempo ligado?
boa.

Palegre ao Vivo disse...

A gente conhece a rota. Sabe onde está pois conhece as aerovias, chegadas, saídas! E tem as dicas! Sabia onde era Navegantes, sabia onde era Rede, sabia que a aeronave após a turbulência solicitou subir ao FL370, tanto que o cmte falou que estava no 370 sabendo que o FL normal desse voo, conforme RPL, é FL350!
Levar VHF no casaco violaria as regras de segurança!
Abraços!

Herodes disse...

Esses aviões da WebJet dão um maior medo.Tenho um conhecido que trabalha aí no Salgado Filho e disse que os mecanicos da webjet fazem o maior descaso com alguns problemas que a aeronave apresenta.Imagina pegar uma turbulencia com esse avião..

Palegre ao Vivo disse...

Única coisa atípica que vi foi que após o pushback, a aeronave aumentou potência, mantendo-se freado. Após, inicou o táxi até a cabeceira. No mais, o voo foi muito tranquilo, apesar da turbulência. Equipe a bordo muito atenciosa.

Leonardo Noble disse...

Sobre isso de aumentar potência antes do taxi, aconteceu algumas vezes comigo também, só que no 733 da Varig, na primeira vez me assustei um pouco..rsrs

gabyy disse...

turbulência moderada, sacudindo bastante a aeronave? *---*

Palegre ao Vivo disse...

Exatamente, o piloto chegou a dizer moderada a forte, mas acredito que ficamos na moderada e escapamos da forte.

Herodes disse...

Pior sensação quando se está voando é pegar turbulência.Voltando da Europa no meio do oceano ano passado foi forte, tinha até comissário correndo...

Igor - Campo Bom disse...

Olha quero ir a BH em julho e to vendo que vai ser de Webjet mas pra quem veio de Guarulhos com a Porta apitando né...

Juliano Brod disse...

Turbulência que é o legal do voo, dia 22/04 realizei GRU-POA, com o A321 da TAM, por volta de CXS a aeronave sacudia toda, muito legal, parece uma montanha russa!!! Viva a turbulência!!!

José Maria disse...

Aos que estranharam o aumento de potência após o push-back, provavelmente a acft estava com o APU inop, sendo então necessário o procedimento conhecido cpmo crossbleed engine start, quando então se faz necessário incrementar a potencia do motor já acionado de modo a sangrar ar deste com pressão suficiente para girar o motor remanescente.

Zé Maria

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.