Estamos também no Facebook

25/04/2011

Iberia

Para quem gosta de observar esteiras de condensação, certamente já visualizou o A340-600 da Iberia sobrevoando Porto Alegre no seu clássico voo IB6842 de Ezeiza a Madrid. Nesta segunda-feira, o EC-KZI decolou da Argentina às 13h17 e após 34 minutos estava chamando Centro Curitiba próximo a Melo, no Uruguay. Sobrevoou Porto Alegre exatamente às 14h19 no FL350.

Iberia 6842                                                                  Iberia 6012
Outro Iberia que sobrevoa Porto Alegre é o IB6012 que realiza Montevidéu - Madrid. Hoje o EC-LHM, Airbus A340-300, decolou da capital uruguaia às 13h46, sobrevoou Porto Alegre às 14h40 no FL330 e sobrevoou Navegantes/SC às 15h08.

18 comentários:

Herodes disse...

Como vocês sabem que esses aviões são dos voos citados?

Palegre ao Vivo disse...

Rafael, através da escuta aérea do Centro Curitiba é possível saber todas as aeronaves que estão voando em rota próximo a Porto Alegre. ;)

Herodes disse...

Imaginei que fossem olhar no site da "infraero" argentina

Palegre ao Vivo disse...

Olhar em sites extrangeiros também ajuda para ter ideia da hora que decolaram e prever o tempo ate o sobrevoo de POA. Utilizo o rádio pois fornece mais precisão. Sei quando a aeronave entra em espaço aereo brasileiro, quando está sobre Porto Alegre, Caxias do Sul, etc.

Anônimo disse...

Onde posso consultar a escuta do Centro Curitiba na Internet?

Anônimo disse...

Infelizmente não há Centro Curitiba disponivel para escuta na internet.

Maikson Santos disse...

Rapaz que câmera hein?

maciel disse...

pluna,aerolineas (a partir de junho ou julho com poa-buenos aires 2x ao dia), taca , copa , enfim tá faltando uma ligação poa-santiago pra fechar todas , o que voces acham?

Palegre ao Vivo disse...

Claro que sim!! E da mesma forma como funciona com TACA e LIMA, Santiago para muita gente não é o destino final e sim, serve para conexão para Canada, Nova Zelandia, Australia, concorrendo com a Aerolineas na rota daqui pra Ezeiza. A Lan nao vem e a Aerolineas toma conta desses voos para outras conexões.

Anônimo disse...

Sera que este A 340 vindo de Montevideo nao é o Maria Pia?

Fernando disse...

Estava dirigindo hoje pela tarde na Perimtral e vi o IB6012. Era fácil de observar as quatro linhas de condensação dos motores.

Incomparável Concorde disse...

A rota POA-SCL há alguns anos atrás a Varig realizava em um voo direto.

Palegre ao Vivo disse...

> Anonimo, o EC-LHM tem o nome "Galapagos Ecuador" escrito na fuselagem. A aeronave que tem Maria Pita escrito é o EC-HGX.
O IB6842, ta escrito "Miguel Hernandez".

> Fernando, o 6842 passou no FL350 e o 6012 no FL330. A esteira de condensação era visível nos dois. O Alitalia e Tam tiveram autorização de voar proas diretas de outros ficos mais adiante e desta forma nao passaram sobre Porto Alegre. Quem tem passado aqui por cima que costumava passar sobre Caxias é o B744 Lufthansa!

> Matheus, depois da Varig fazer POA-SCL e a Gol fazer POA-EZE-SCL, nenhuma empresa oferece voos de POA pro Chile sem fazer conexão.

Palegre ao Vivo disse...

Agora no outono/inverno a probabilidade de avistarmos as esteiras de condensação aumenta devido as condições atmosféricas favorecerem!

Igor - Campo Bom disse...

FAz falta POA/SCL fui ver não tem direto apenas com conexão da AArgentinas ou Pluna, da TAm nem pensar precisa ir a GRU, da GOL só aquele da noite POA-EZE com conexão SCL mas não tem assim pra voltar, que mamerda isso!
E falando em Austrália, tenho amigos lá eu nunca fui, mas quando eles vão eles pegam vôo pra SCL e de lá voam pela Qantas!Bem mais em conta e rápido do que ir por GRU!O avião vai pelo polo Sul! :|

Palegre ao Vivo disse...

Pois é, de repente a LAN percebe a falta que POA-SCL faz atualmente. E mais, terão clientes do RS, SC e até PR. Hoje pra sechegar ao Chile, ou faz POA-EZE/EZE-SCL ou POA-GRU/GRU-SCL ou POA-MVD/MVD-SCL.

Igor - Campo Bom disse...

Eu vi o Iberia 6842 \o

Israel Artismo disse...

Eu vejo esse avião passar por São Joaquim - SC 14:52. Tenho algumas fotos dele. Abs

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.