Estamos também no Facebook

14/04/2011

HB-JQG

Procedente de Confins, o Embraer 190 da Baboo chamou o Controle Palegre às 11h10, autorizado a voar na proa de ABOC e posterior IP, via chegada Guaiba 1, pousando pela pista 11 às 11h17. A aeronave de matrícula HB-JQG é a terceira e última a pousar em Porto Alegre para manutenção na TAP e posterior entrega à TRIP. Num total de cinco EMB-190 adicionados à sua frota, três são ex Baboo (HB-JQE/PP-PJJ, HB-JQF/PP-PJK e HB-JQG/HB-PJL) e dois sairão direto da fábrica da Embraer (PP-PJM e PP-PJN).

Foto: Tito Borges

2 comentários:

Anônimo disse...

opa,
hoje pela manha, entre 8h as 10h
tava muito legal a escuta,
foram varias aeronaves no
sequenciamento tam, gol,web, azul... reportando gelo, turb.,
e fazendo desvios enormes pra
chegadas.isto tira de vez aquela
pergunta de leigos que um dia talvez teremos o fim dos pilotos
para somente automacao e voar
por escolhas de um computador...
na hora que o bicho pega tem que
ter sangue nas veias pra decidir
o que e melhor.
ouvi um gol solicitar desvio de
25 milhas para evitar form.
como se calcula o quanto desviar?
olha no ND aumenta o range e faz
uma estimativa dependendo do
tamanho da form.?
me responde essa.

abraco, rumo ao tri.

Palegre ao Vivo disse...

Exatamente, ele calcula a distância para desviar da formação. Eu já ouvi em outras oportunidades, aeronaves solicitando 75nm, 100nm de desvio das formações. E devem haver desvios muito maiores. Após o término do desvio, o Centro ou Controle vetora a aeronave para um fixo ou VOR adiante para dar sequência à sua rota normal.

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.