Estamos também no Facebook

14/02/2011

Contrail

No dia 01 de fevereiro de 2011 foi registrado o Airbus A330-223 matrícula PT-MVG, na vertical de Palegre executando o voo JJ 8013, na rota Ezeiza - Galeão pela aerovia UA314.

Foto: André Werutsky, terça-feira, 01/02/2011

35 comentários:

Anônimo disse...

quando teremos um radar ao vivo no palegre??? tipo máquinas voadoras..
grande abraço
Renato.

Palegre ao Vivo disse...

Anônimo,
Infelizmente o Palegre ao Vivo não tem planos de instalar o RadarBox. Vamos torcer para que outro site/blog tome a iniciativa!!!

Igor - Campo Bom disse...

Gosto demais destas fotos acho fantástico saberem que vôo é!
Se conseguirem capturem o Võo da Qatar GRU_EZE !

Palegre ao Vivo disse...

Igor,

Bom tê-lo de volta como leitor do Palegre! A gente sabe o voo e até o prefixo da aeronave!!
Bom, o voo da Qatar não bloqueia o VOR de Porto Alegre. Ele passa pela aerovia UA310 que vai de Curitiba até o VOR Melo. Essa aerovia passa sobre Santa Cruz do Sul, pra ti ter ideia da distancia de POA.

Abraços!

Felipe Rodrigues disse...

palegre ao vivo, sempre surpreendendo :))

Palegre ao Vivo disse...

Igor,

Plotei a aerovia no Google Earth e calculei a distancia da UA310 até o centro de Campo Bom. Aproximadamente 100km.

Esta é a distancia que o B777 da Q7 passa de Campo Bom! A distancia da UA310 ate Porto Alegre é bem semelhante!

Abraços!!

Igor - Campo Bom disse...

Noooossa , surpreendente! Obrigado!
Ontem a noite observava os aviões em altitude cruzeiro e estava pensando nisso!
Uma aeronave quando muito alto, vista a olho nu, as luzes ficam como se não piscassem ? Pois ontem olhei tanto que acho que vi algo a mais no céu :S
Vi luzes, em 3 sentidos diferentes, mas não piscavam, seriam aviões?

Palegre ao Vivo disse...

Igor,

Sim, as luzes Beacon, que são brancas e ficam piscando nas pontas das asas é visível da terra sim. Claro, de repente um Learjet no FL410 vai ser mais dificil visualizar, mas à noite estão ligadas sim. De repente tu viu um satélite! Falar que era um Ovni é muito superficial hehe!

Abraços!

Igor - Campo Bom disse...

Não falo em ovnis, nem estrela cadente, nunca vi ovni(eu acho, e nem acredito) e estrela cadente já vi, mas já percebi que de fato existem luzes estáticas que passam a noite, e já mostrei para várias pessoas, todos dizem ser aeronaves, mas acredito que daria pra ver piscando.Ontem vi 2 aeronaves passando em altitude cruzeiro e piscavam, logo depois vi 3 luzes em sentidos diferentes.Ninguém nunca viu isso ?

Palegre ao Vivo disse...

Igor, eu ja vi satelite passando e é como tu disse, passam sem piscar, obviamente. Agora, passar 3 em sequencia já desconheço.

Igor - Campo Bom disse...

Sim, mas não passaram no mesmo local, nem mesmo perto ou no mesmo sentido.Já tinha visto na mesma noite, mais do que uma luz, aliás se observar um céu estrelado se vê muito isso principalmente na região de POA.Não consigo filmar, minha cam não alcança, avião não é!Já li sobre satélites, acredito que seja isso, ou algum tipo de 'corpo celeste' não acredito em ovnis!hehehe

Igor -Campo Bom disse...

E meio que trocando de assunto, já que falamos em alturas, consegue me descrever estas voltas no Céu de Nova Prata ? http://www.youtube.com/watch?v=1Cto5mV51vA
Pelo que você me descreveu é na região que passa também o vôo da Qatar não ?

Palegre ao Vivo disse...

No site www.apolo11.com tem uma relação dos satélites que são visiveis à noite em cada cidade do país! Por base neste site já vi a Estação Espacial Internacional (ISS) passar umas 15x!

Palegre ao Vivo disse...

Igor, bem proximo a Nova Prata, na verdade 30km, existe o fixo ASDEK, onde ocorre o cruzamento das aerovias UA310 com a UM788. Mais abaixo, proximo de uns 20km de NP a UA310 cruza com a UR563 no fixo EAGLE e a UM788 cruza com a UR563 no fixo COVER. Ou seja, proximo a Nova Prata tem 3 fixos que pode ter sido coordenado com o Centro Curitiba para executar uma órbita de espera.

Igor - Campo Bom disse...

Sim, entendi, não sabia desta existência de manobras lá... perfeito obrigado.E sobre o site já li, e deve ser satélites que vejo mesmo, nada de Ets! rsrs Valeu!

Palegre ao Vivo disse...

Na verdade nao é uma "existencia de manobras lá". Órbitas podem ocorrer em qualquer lugar em coordenação. Acontece que essa órbita aconteceu sobre NP e o pessoal nao está acostumado a ver isso. Se nao tivesse contrail, penso que ninguem veria. E de repente ocorreu outras órbitas ali e ninguem viu por causa disso!

Igor - Campo Bom disse...

Nossa! Cada dia aprendo mais aqui! Obrigado!

Igor - Campo Bom disse...

Quando puderem coloquem mais registros das Internacionais, sobrevoando o POA! Gosto disso!

Palegre ao Vivo disse...

Ontem estávamos no aguardo do voo SKU4015 sendo realizado pelo A320 da Air Malta, matrícula 9H-AEN, porém o Centro Curitiba autorizou ele aproar Florianópolis direto o que acabou eliminando o sobrevoo em Porto Alegre. Hoje o céu está encoberto, mas numa possibilidade futura faremos o registro sim!

Igor - Campo Bom disse...

Certo, no aguardo! Valeu!

Guilherme disse...

Tem como saber os voos que sobrevoam Lajeado? Sei que o sentido é Sul/Sudoeste na ida (Buenos Aires, Montevidéo) e Sul/Norte na volta (SP, exterior)! Tem voo internacional que passam por aqui? Já vi vários 747 e A340, mas nao sei a cia e voo. Qatar poder uma?

Abraços.

Palegre ao Vivo disse...

Guilherme!
A aerovia que passa exatamente sobre Lajeado é a UA310. Ela inicia no VOR de Melo, no Uruguay e se prolonga ao VOR de Curitiba (depois segue até Sorocaba). A questão é que esta aerovia é de sentido único Norte-Sul, então as aeronaves só passam nesse sentido. Uma outra aerovia que passa próximo de Lajeado é a UM671. Ela inicia-se no VOR Melo, no Uruguay, passa por Caxias do Sul e vai até o NDB Santos em São Paulo. Esta aerovia é muito utilizada pelas aeronaves no eixo Argentina-SP, inclusive é mais curta que Argentina-SP sobrevoando POA. Às vezes sinto inveja desta aerovia não passar sobre Palegre hehe!

Palegre ao Vivo disse...

Guilherme,

Veja no LINK abaixo a trajetória da aerovia UA310 sobre a cidade de Lajeado.

http://img707.imageshack.us/i/gelajeado.jpg/

Abraços!

Igor - Campo Bom disse...

Não tem uma aerovia que venha da Argentina que passe em Butiá/Eldorado sentido POA ? Vi um Aerolineas Argentinas em aproximação de pouso outro dia, estava muito baixo, e com binóculo ficou bem legível de qual cia era.Minha mãe mora lá, e deitado no quarto vejo pela janela as aeronaves sentido POA passando bem baixo já :D

Igor - Campo Bom disse...

http://palegreaovivo.blogspot.com/2010/02/alitalia-e-iberia-sobre-palegre.html
Amo ver isso!

Palegre ao Vivo disse...

Igor,

O avião da Aerolíneas Argentinas que tu observas em aproximação para Porto Alegre não está mais na aerovia. Ele está dentro da TMA executando procedimento de chegada para a pista 11, chamado STAR. O procedimento que o Aerolineas utiliza é a chegada Guaiba 2, ou seja, STAR Guaiba 2. No site www.aisweb.aer.mil.br é possível ver todas as cartas de chegada ((STAR), saida (SID), entre outras.

Aqui abaixo deixo o link da carta GUAIBA2 para que tu a vejas:

http://www.aisweb.aer.mil.br/railo/arquivos/cartas/43FDC8A6-BD77-4CD8-862727CB7DD2E81F.pdf

E aqui, mais abaixo, te demonstro no Google Eart por onde passa esta aproximação e onde fica a cidade de Eldorado do Sul.

http://img804.imageshack.us/i/eldorado.jpg/

Abraços!

Palegre ao Vivo disse...

Exatamente às 10h02 sobrevoou aqui em Palegre o MD-83 da ANDES fazendo o voo ANS 560 entre Buenos Aires e Florianópolis. Quando ouvi no VHF ele passando, só deu tempo de olhar; não consegui fotografá-lo. Mas fica o registro!

Igor - Campo Bom disse...

Nossas, os detalhes de seus dados são incríveis! Obrigado!
Mas ainda há aeronaves passando (mapa eldorado) sentido Minas do Leão - POA então qual aerovia dali ?
Aliás se puder me passar o mapa de rotas do Rs, tempo atrás vc posou aqui, não que eu entenda, mas quero aprender! rsrs Obrigado!

Palegre ao Vivo disse...

Se a aeronave estiver alta, com contrail, está em Coordenação com o Centro Curitiba, porém creio que tu estejas falando das aeronaves que ja passam mais baixas nessa região, então, elas estão em coordenação com o Controle Palegre. Dessa forma, se a aeronave passar fora da linha amarela da chegada STAR pode ser dois motivos: Primeiro, a aeronave está fazendo um voo visual (VFR) e portanto nao segue esta carta STAR pois é procedimento Instrumentos (IFR). Segundo, a aeronave pode estar sendo vetorada pelo Controle Palegre até um fixo ou NDB mais adiante evitando assim a execução da STAR.

A carta eu te envio por e-mail. Peço a gentileza de enviar um e-mail ao contato@palegreaovivo.com.br

Abraços!

Igor - Campo Bom disse...

Obrigado!

Guilherme disse...

A aerovia UA310 eu imagino que passe pela minha casa. Queria saber as aeronaves, pq já vi vários aviões com 4 turbinas...! No sentindo Norte/Sul (sobrevoam minha casa)exatamente... pq no sentido Sul/Norte passa mais distante da minha casa, mesmo assim consigo avistá-los. Saberiam os voos/aeronaves/horários?

Palegre ao Vivo disse...

Os voos.... vejamos... a Qatar deve passar ai com o B777, a Lufthansa com o B747, a Aerolineas com os A340/B747, a British na ida passa ai com o B747 (na volta passa sobre POA), a Pluna. Isso tudo varia. Tem dias que a Iberia passa auqi, tem dias que nao. As rotas podem sofrer alterações conforme meteorologia, fluxo de aeronaves...
Mas informar horários é complicado. Nao teria eu como informar que horas uma aeronave passa ai. Primeiro tem que saber se a aeronave decolou no horario e depois, se sim, o tempo que leva até o sobrevoo de Lajeado.

Uma dica:

www.aa2000.com.ar
www.aic.com.uy

Sao informações de Ezeiza e Aeroparque na Argentina (entre outros). O outro link é do aeroporto de Montervideo!

Da uma olhada. La diz a hora que decolaram. Lembra que ate dia 20 tem hrr de verao entao tem que somar ou diminuir a diferença de horario!

Abraços!

Guilherme disse...

muito bom os sites! muito obrigado!
já tem voos da TAM, GOL, QATAR, IBERIA pra EZEIZA. tomara que fecham os horários...
já estou me programando!

Anônimo disse...

Apenas para ajudar no cálculo do amigo, as aeronaves levam aproximadamente 1h da sua decolagem de EZE para sobrevoarem POA!

Abraço,

André Werutsky

Igor - Campo Bom disse...

Nossa, um radar Box custa 1,142.15 BRL

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.