Estamos também no Facebook

15/02/2011

Chapecó

A Trip Linhas Aéreas solicitou uma alteração em uma de suas malhas. Trata-se do voo TIB 5438/5439 que trocará a cidade de Foz do Iguaçu por Chapecó a partir do dia 14 de março de 2011. As cidades atendidas serão: Porto Alegre - Chapecó - Londrina - Maringá - Campo Grande com o ATR-72. O voo parte da capital gaúcha às 07h00 e retorna para pernoite às 23h00. A ligação POA-XAP estava hibernando desde a época em que a OceanAir cancelou a rota Porto Alegre - Santo Ângelo - Chapecó - Congonhas com o Fokker 50. O voo da TRIP 5428/5429 de Porto Alegre para Cuiabá com escala em Foz do Iguaçu, de ATR-42, permanece inalterado.

15 comentários:

Santos disse...

Dentre as possibilidades, imagino que tenha sido o fato da Webjet operar nessa rota com B737 praticamente no mesmo horário.
No final, esse remanejamento foi bom para Porto Alegre e Chapecó, que agora contarão com uma ligação direta.

Palegre ao Vivo disse...

Verdade. A concorrência deve ter sido o principal motivo da Trip desistir de IGU. Engraçado que até poucos meses atrás, ninguém fazia a ligação direta entre as cidades. Agora a concorrência chegou. Da mesma forma com RAO.
Acredito que a rota POA-XAP tenha uma demanda boa, até pelo fato de que se nao for POA-XAP, tens que fazer um POA-FLN e FLN-XAP de GOL.

Santos disse...

Seguindo na linha da concorrência, assim como aconteceu com RAO e IGU, será do mesma forma em GYN. Faz um certo tempo, li no "GYN Online" que a Web solicitou autorização para operar a rota POA-GYN-POA a partir de Março. A propósito Palegre: tens os dados da taxa de ocupação da Passaredo?

Palegre ao Vivo disse...

Pra tu ver.. a Passaredo vai pra GYN, que também era rota fantasma, ninguem fazia. Agora terá concorrencia também. Que por sinal, concorrência é muito importante. A diferença da Webjet pra Trip é que uma aeronave POA-IGU é jato outra POA-IGU é turbohelice. Agora no POA-GYN, ambas empresas, Web e passaredo utilizam jato. Vence quem cobrar menos. Claro, tem a questao do espaço. Um Passaredo tem 50 assentos. Um Web tem 148 assentos.

A Passaredo pelo que tenho escutado tem uma rota mais aproveitada para RAO. A rota para GYN nao esta ruim mas esta abaixo de RAO. Outra coisa, a rota pra GYN leva muitos pax em conexão. No fim, o destino final GYN é pequeno, servindo mais como hub mesmo. Quando escuto no VHF os voos pra GYN, saindo, estao com media de 25 pax. O RAO já ouvi sair lotado, mas a media esta em 35 pax!

Fernando Milke disse...

Vale lembrar que em 1995 a InterBrasil fazia o voo ITB196 POA-XAP-IGU-MGF-LDB-GYN-BSB às 15:40 de segundas, quartas e sextas com EMB-120 Brasilia.

Incomparável Concorde disse...

Quando a Trip tinha os ERJ-120 ele faziam POA-XAP

Palegre ao Vivo disse...

Milke, estes voos com E120 deviam ser incriveis. Imagina um POA-XAP-IGU-MGF-LDB! O voo vai subindo e costurando!!!

Incomparável Concorde disse...

Mentira minha. Era CAC que faziam com os EMB-120.

Igor - Campo Bom disse...

Quando será que teremos alguma companhia com rota regional ? Uruguaiana, Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo ? E nem me fale em NHT, ninguém merece!

Palegre ao Vivo disse...

Olha, com tempo, de repente Pelotas e Passo Fundo ganham voos da Azul. Caxias do Sul a NHT pensa em retornar, assim como a Azul. Hoje Caxias opera 3 voos da GOL, sem concorrencia. Passo Fundo recebe NHT e Avianca. Pelotas apenas NHT.

Igor - Campo Bom disse...

Vi reportagem da Azul sobre Passo Fundo, e vi que o David Neelman visitou Ria!Se tivessem vôos da Azul para Ria ia ser muito bom, ninguém merece POA-RIA de ônibus!Muito tempo, se bem que os ônibus da Planalto (mesma empresa da NHT) são bem bons!
O pessoal do Melhores Destinos, me disse que serão anunciados mais 5 rotas da Azul no estado de São Paulo ainda este semestre, e no Sul somente a partir do 2º semestre!

Palegre ao Vivo disse...

Puxa, RIA pra mim é novidade. EM todo o caso, a Azul precisa receber mais ATR pra poder atender sudeste e sul ao mesmo tempo. Acredito muito em Passo Fundo e Pelotas. São rotas que podem trazer bons frutos visto o grande polo comercial nessas cidades. Claro, RIA tbm tem potencial, mas acredito mais em PFB e PET mesmo.

Igor - Campo Bom disse...

Sim, o Davi visitou RIA em novembro, vi reportagem do ClicRBS mas não estou encontrando o link, se encontrar posto aqui!
E se tiverem mesmos preços que nas rotas curtas de SP, será um progresso e tanto!

Igor - Campo Bom disse...

Reportagem de cidades visitadas pela Azul.
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3127807.xml&template=3898.dwt&edition=16012&section=129

Palegre ao Vivo disse...

Grato!

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.