Estamos também no Facebook

22/04/2010

PR-AVB Avianca Brasil

O Airbus A319, PR-AVB, decolou de Brasília para Porto Alegre ao redor das 15h30 para cumprir o voo de homologação para a ANAC, como ONE9190. Estimado de pouso em PALEGRE próximo das 17h50.

Foto: Roger Rodrigues

17h23: Solicita ao ACC Curitiba inicio de descida, do FL380 ao FL180.
17h28: Chama APP Palegre, autorizado descer até o FL070.
17h33: Autorizado descer para o FL060
17h37: Autorizado 3000 pés, QNH 1011.
17h39: Reduzir velocidade para 180kt.
17h41: Autorizado 2000 pés. Após ABOC, autorizado ILS, informar estabilizado.
17h44: Estabilizado no Localizador, chama Torre Palegre.
17h45: Continua aproximação. Azul4104 decolando.
17h46: Autorizado pouso pista 11, baixado e travado, vento 160º/10kt.
17h49: No solo aos 49, ao livrar taxiway F, chame Solo Palegre.
17h50: Taxi via D, B, pátio 1 até o finger 4L.

Porto Alegre - Santos Dumont

18h21: Autorizado pushback e acionamento.
18h25: Pronto para o taxi, POB 16. Autorizado via B, J, cabeceira 11.
18h31: Alinha e mantém.
18h33: Decolagem autorizada, vento 200º/2kt. Fora do solo aos 33.
18h34: Chama passando 4000 pés, direto Juice, subindo ao FL390.
18h35: Solicita permanecer no FL070 um instante.
18h37: Continua a subida ao FL390. Informado de turbulencia entre FL140 e FL230.
18h38: Autorizado proa de AKNUB* (aerovia UN857).
18h40: Chama ACC Curitiba cruzando FL160, autorizado ao FL390.
18h45: Solicita proa de ETANO* (aerovia UA314)
18h50: Estabilizado no FL390.

* ETANO e AKNUB são fixos limítrofes entre ACC Curitiba e ACC Brasília.

14 comentários:

Anônimo disse...

Neste momento (16:27) 22/04 passando sobre Bauru

Anônimo disse...

Tem previsão de quando vamos ver A319 Avianca/Oceanair voando regulamente.

Fernando

Guilherme disse...

Aproximadamente às 23:30 decolou um avião grande e incrivelmente barulhento. Ele demorou até ganhar altitude...Me ocorreu que talvez possa ter sido um 707 cargueiro, alguém saberia confirmar?

Palegre ao Vivo disse...

Foi o Boeing 727-200 da TOTAL, voo 9900 para Guarulhos.

Renan Araújo disse...

Quase todos os dias por volta das 23:00 decola o Total fazendo muito barulho e demorando pra subir!!!

Anônimo disse...

No campo, como se identifica um "fixo" como o "ETANO"?
É uma antena com cerca ao seu redor? É uma casa? Possui um guarda fixo para proteje-lo? As suas coordenadas geograficas são conhecidas? Sugiro uma série de reportagens sobre fixos, NDB, METAR, APP, ACC e outras siglas vinculadas ao tráfego aéreo. Obrigado Antonio Werlang

Palegre ao Vivo disse...

Antonio,
Nao te prometo para esta semana, mas em breve colocaremos um guia informando sobre os NDB, VOR, fixos e etc que existem dentro da nossa Terminal (TMA). A Temrinal de POA possui um raio de 40 milhas nauticas (1 milha nautica = 1,852km). Com exceção ao norte, que possui 60 milhas nauticas, onde acaba inserindo a cidade de Caxias do Sul na TMA de Porto Alegre.

O fixo ETANO na verdade é um local que existe apenas em cartas aéreas e computador de gerenciamento de voo. Sao coordenadas geograficas que servem de navegação, localizadas nas aerovias. Se fores até esse local, em terra, não verás nada. Existem diversos fixos: aqueles que aeronave intercepta numa decolagem, numa aproximação, em rota..

A grosso modo:
Imagina que sua casa seja um aeroporto. Voce vai "voar" para a casa de seu parente. A cada sinaleira, é um fixo. Voce pode ir reto como dobrar numa esquina. Se numa sinaleira, há um entroncamento de ruas, eu te digo: "Antonio, vá ate a sinaleira da rua X e dobre a direita". Num voo de verdade, a aeronave vai até o fixo (sinaleira) e pode interceptar outra aerovia ou permanecer na mesma. No que ele informar a posição que se encontra voce saberá onde ele está, tendo como base o nome desse fixo.

Espero te-lo ajudado!

Anônimo disse...

Tenho recebido todos os dias o áudio do NDB PAG 330 kHz em Maringá. Já ouvi também o NDB FGR 275 kHz. Da minha casa até a antena do PAG são 396 nm e até FGR são 397 nm.
Recebo o PAG com um sinal muito bom, apesar de receber junto com o NDB RPR 330 kHz de Ribeirão Preto. Para ouvir o áudio dos NDB's utilizo um receptor Sony ICF SW 7000 GR com uma antena RG3.

Paulo

Anônimo disse...

ops! Rádio Sony ICF SW 7600 GR com antena RGP3.

Paulo

Blog Paixão por Voar disse...

e quanto ao VOR? Simulo no FS, e a navegação por V O R preciso colocar uma frequencia do V O R que eu quero bloquiar, mas até o momento ainda não intendi como isso funciona. Alguém poderia explicar?

Anônimo disse...

Luis Carlos,

Você pode começar estudando mais, e se preocupando menos em postar fotos de perfil na cabine de 737.

Luis Carlos disse...

Anonimo meu filho, ja estudo assim Ok? Agora se nao quer contribuir não fale nada.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Aviançao 6124 fazendo uma órbita agora próximo a jundiaí, jaja pousa em SBGR.

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.