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TAP

Após 14 operações da TAP Air Portugal, acompanhando as rotas que a aeronave realiza de Lisboa a Porto Alegre, observou-se que existem duas formas de chegar em Porto Alegre. Desde a decolagem de Portela (LPPT) até o ingresso no espaço aéreo brasileiro, a rota sempre é a mesma, sobrevoando Fortaleza. Sobre a capital cearense existem duas opções para serem usadas. O que vai mudar de uma para a outra, principalmente, são condições meteorológicas em rota, mas podem ocorrer alterações conforme coordenação.

O Aeroporto de Lisboa encontra-se a 374 pés de elevação e possui duas pistas que se cruzam: a pista 03/21 possui 3805x45m e a pista 17/35 possui 2400x45m. A cidade fica localizada na foz do Rio Tejo e é a capital mais ocidental da Europa.


O Airbus A330-202 da TAP decolando pela pista 03, utiliza a saída SID GANSU 8N e decolando pela pista 21, utiliza a saída SID GANSU 2S. Ambas as saídas recebem o nome GANSU, pois é um fixo localizado sobre o mar que, junto com o fixo NARTA, baliza a aeronave para chegar até a Ilha de Porto Santo.


Desde a decolagem até o sobrevoo da Ilha de Porto Santo, a aeronave voou aproximadamente 500 milhas náuticas. Na Ilha de Porto Santo existe o Aeroporto de mesmo nome (LPPS). Sobre o VOR SNT inicia a aerovia UN741. Esta aerovia atravessa todo o Oceano Atlântco, atravessa todo o Brasil e termina na Argentina, no VOR EZE, em Ezeiza.

VOR de Porto Santo no detalhe. Início da aerovia UN741.

A travessia de Lisboa a Porto Santo possui aproximadamente 500 milhas náuticas (926km). De Porto Santo até Fortaleza pela UN741 são próximos de 2537 milhas nauticas (4700km). Sobre o Oceano Atlântico, desta forma, o Airbus A330-202 sobrevoa 3035nm (5626km).

(Fixos da UN741 sobre o Oceano Atlântico)

(Aerovia UN741 no detalhe vermelho)

Curiosidade:
Quando a aeronave passa o fixo NANIK, a jurisprudência passa do Centro Dakar para o Centro Atlântico (linha verde). Quando sobrevoa o fixo NOBER, o controle passa do Centro Atlântico para o Centro Recife (linha vermelha).


Sobre Fortaleza, após 6h30 de voo, a TAP tem realizado duas rotas diferentes:
1) Mantém a aerovia UN741 até o procedimento de pouso em PALEGRE, ou
2) Intercepta a aerovia UW13 até Belo Horizonte, após UW58 até Campinas, após UA310 até Sorocaba, mantendo a UA310 até Curitiba para interceptar a UW24 até o procedimento de pouso em PALEGRE.

Procedimento 1 (vermelho):
Após interceptar o VOR de Fortaleza, o TAP permanece na aerovia UN741. Como dito anteriormente, esta aerovia corta o Brasil do Nordeste ao Sul, como mostra a figura abaixo:



No trecho da UN741, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, aproximadamente 80nm após o fixo PERNA, o Centro Curitiba autoriza a TAP a voar na proa de TAQUARA (se a pista for a 29) ou na proa de GLUE (se a pista em uso for a 11).


Procedimento 2 (verde):
APós o bloqueio de Fortaleza, intercepta a aerovia UW13 até Belo Horizonte. APós, intercepta a aerovia UW58. Normalmente o Centro Brasília autoriza proa direta de Campinas para interceptar a aerovia UA310, que bloqueia Sorocaba e vai a Curitiba. Então, a TAP intercepta a aerovia UW24 até o fixo OCASO e inicia procedimento de pouso para a pista 11 ou pista 29 conforme cartas de chegada.


Tempo médio de voo:
Sobre o mar: 6h30
Sobre o Brasil: 4h30

Distância sobre o mar:
5560km sobre o mar
3240km sobre o Brasil

Se a TAP vier pela UN741, ela permanece ao todo 7670km sobre a mesma aerovia.

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