Estamos também no Facebook

02/07/2011

Air Portugal

Neste sabado, 02 de julho, o voo TAP163 foi realizado pelo CS-TON. A aeronave decolou de Lisboa às 06h24 (hr Brasilia) e pousou em Porto Alegre às 17h20, num voo de 10h56 de duração. Em Lisboa embarcaram 253 passageiros (94,4%), 12 tripulantes, 48.900kg de combustivel e 3.700kg de carga. O pouso, diga-se perfeito, ocorreu pela pista 29, com aplauso dos passageiros. O Airbus livrou a pista na taxiway A, taxiou pelo pátio 2 e seguiu para a posição 2C. Haviam 9.300kg de combustivel na aeronave quando pousou. Os tanques foram abastecidos ate a marca de 63.600kg. Embarcaram 268 passageiros (100%), 12 tripulantes, 1.500kg de carga e aproximadamente 7.000kg de bagagens. O TAP162 decolou pela pista 29 às 19h52, livrando o solo no través da taxiway C.

5 comentários:

Lucas disse...

Mais uma vez, o blog nos brinda com informações completas e interessantíssimas. Parabéns, Palegre!

Aproveito para adiantar que hoje teremos pela primeira vez em POA o CS-TOP (Pedro Nunes), o mais novo A330 da TAP.

Abraços.

Roberto disse...

Excelente as informações, Palegre.
Calculei o peso de decolagem ao redor de 216t. Muito provavelmente a decolagem mais pesada que aconteceu e que jamais acontecerá no futuro, aproveitando o frio extremo.
Colocando no simulador de performance, nas condições de ontem dava para sair até próximo de MTOW (233t).
Reparei na diferença de combustível: em um voo anterior tinha sido 56t. Alguma razão para isso, Palegre? Mau tempo no atlântico, talvez?
Grande abraço,
Roberto

Cleber disse...

Ola, tenho algumas duvidas. Nas condições de temperatura atuais, não há problema em decolar com 100% de ocupação, mas e no verão ? quando a temperatura fica em torno de 30 graus a noite. Alem do A330 qual outro aeronave poderia realizar voos para a Europa ?

Fernando C. Milke disse...

No início da tarde chuvosa deste sábado passei na frente do Salgado Filho e vi um Boeing 767 da TAM taxiando, qual era o vôo ?

Palegre ao Vivo disse...

Roberto,
Tambem estranhei aquela qtde de combustivel, afinal, ele estava abastecebdo 15ton de querosene a mais que na decolagem de lisboa.. foi solicitaçao do cmte mas desconheco o motivo!

Cleber,
O A330 tem decolado em media com 1700m de pista. No verao, dependendo da carga, paz e combustivel, deve usar mais uns 200m, penso eu.

Fernando,
Em relaçao ao B767 informamos num novo topico

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.