Estamos também no Facebook

18/06/2011

TAP

A TAP completou neste sábado as suas 4 frequencias semanais entre Lisboa e Porto Alegre. O voo TAP163 foi executado pelo CS-TOL que possui motores da General Eletric, mais potentes que os Pratt & Whitney devido o peso na decolagem em Porto Alegre. O voo teve duração de 11h05, entre a partida às 06h37 e o pouso às 17h42, ambos no horario de Brasilia. Em Lisboa a aeronave foi abastecida com 51.500kg de combustível e chegou em Palegre com 7.700kg. Desembarcaram ao todo 88 passageiros. Mais tarde embarcaram 24 passageiros na classe executiva e 244 na economica, num total de 268 passageiros, 100% de ocupação, além dos 13 tripulantes, finalizando com POB de 281, abastecido com 56.000kg de combustivel. O voo TAP162 decolou as 19h47 pela pista 11, sumindo em seguida na baixa camada de nuvens.

20 comentários:

Guilherme disse...

Muito bom ler que o voo saiu lotadinho! Com isso, espero que essa rota atraia outras cias estrangeiras a virem pra SBPA.

Felipe Stangherlin disse...

Tenho certeza q daqui a um tempo a TAP vai coloca um a A340... e tambem acredito q venha outras cias estrangeiras !

Palegre ao Vivo disse...

Felipe, o A343 nao vem a POA. Os A330 com motor Pratt & Whittney nao vem a POA pq os motores GE sao mais potentes. de repente qdo nao ir tanto passageiro nos voos os PW vem a POA. Mas nos prox. 3 meses apenas motor GE. Ou seja: CSTOL CSTOM TON TOO TOP.

Eduardo Parise disse...

Acho que o 343 não rola aqui, pois é impulsionado por 4 secadores de cabelo hehehehe... Mas se continuar esses vôos com 100% de aproveitamento acho que a TAP não vai perder a chance de partir para vôos diários. Aí sim veremos se realmente haverá demanda para mais uma cia européia. Não sei se essa demanda existe hoje, mas daqui 1 ou 2 anos pode ser que tenha.

Anônimo disse...

Por que o A340 nao vem em POA??porque ele possui PW tambem??ou devido o comprimento da pista em relação a decolagem?Fico agradecido pela resosta!!!

Anônimo disse...

Qual seria a rota, saindo de porto alegre até que cidade brasileira ele sobrevoa, até pegar o atlantico ruma a lisboa?
Alguem pode me ajudar?
Fernando Canoas

Palegre ao Vivo disse...

Porto alegre - caxias do sul - bauru - fortaleza - ilha porto santo - lisboa. Isso na quarta. Ontem sabado, lisboa - porto santo - fortaleza - campinas - curitiba - poa!

Renan Araújo disse...

Legal todas essas informações. Parabéns Palegre! hahaha essa dos "secadores de cabelo" foi ótima....

jocelito disse...

acho que nos dias atuais já possui demanda para um voo diário para a tap com ocupação próxima de 80%, assim como já deve existir demanda para um voo diário para Miami ou N. York, o problema é aquela merece de pista, que é uma vergonha para o nosso estado!!! - somente com pista ampliada poderemos ver aviões de respeito como o 747 cargueiro e o 777-300 da TAM e até mesmo os A 340-300 da Tap e da Aerolíneas com mais frequência, Carga tem com certeza! abraço!!!

jocelito disse...

ratificando! o problema é aquela merreca de pista, muito curta!
Acho que a única solução mais rápida para a ampliação do aeroporto é dividir meio a meio, ou totalmente com a iniciativa privada, caso contrário POA vai viver uma grande umilhação durante a copa, que não é digna da força e a garra dos gaúchos, um estado como o nosso que tem o 4° maior PIB do país e o terceiro aeroporto em número de passageiros Internacionais, perdendo apenas para guarulhos e Galeão, a projeção para 2020 é para aproximadamente 25 a 30 milhões de passageiros! até lá precisaremos de uma grande e nova estrtutura ou um novo aeroporto! neste momento as principais companhias aéreas do mundo estão de olhos bem abertos para POA, afinal não é qualquer destino que em tão pouco tempo registra mais de 25.000 reservas, logo teremos também a Iberia fazendo voos para Madrid a partir de POA e não vai demorar,mas as autoridades precisam olhar mais para o nosso principal aeroporto e colocalo em um patamar igual aos grandes aeroportos Internacionais, ou será que teremos que fazer sempre troca de avi/ao em São Paulo, até quando?

jocelito disse...

alguém sabe qual é a ocupação dos voos da TACA em POA? e quantas reservas a COPA tinha antes do voo inalgural? agradeço! ha e o blog está muito 10 e interativo, show!

Anônimo disse...

Excelente as informações sobre o peso de decolagem!
Estimo que decolou próximo a MTOW, correto?
Colocando aqui em um simulador simples de performance de T/O para o A330, não há como este avião decolar assim num dia quente de verão.
Palegre, teríamos o peso exato de decolagem? Aí daria para estimar uma eventual restrição de pax do verão.
Obrigado!!!
Abraços,
Roberto

Palegre ao Vivo disse...

Anonimo,

O peso da aeronave CS-TOL, sem combustivel, foi 149.000kg. Para termos uma ideia, nos tanques cabem 139.000 litros e o TAP163 decolou com 70.000 litros (56000kg), ou seja, metade do tanque. Peso total aprox: 205.000kg.

PS: Carga nao sei quanto foi. Deve ter uma capacidade para algo prox. de 15ton.

Palegre ao Vivo disse...

Restrição de pax no verão eu acho dificil. Antes disso, se houver, será restrição na carga! Além do mais, às 21h40 da noite no verão nao está assim tao quente. Ja às 19h26, no horario de verão, fica mais quente mesmo.

PS: Ontem o A330 decolou antes da taxiway F no sentido 11-29. Lembrando q havia vento de proa de 11kt e estava 18ºC!!

Kelvin disse...

o q é pob??

Igor Parreira disse...

É eu acho que a TAP deu uma cartada de mestre,Acredito que estes voam possam se tornar diários não? E como anda os vôos da Copa?

Igor Parreira disse...

Quero ir ao Panamá fazer compras, me recomendam a Copa?

Palegre ao Vivo disse...

A tap n deve colocar pq os a330 ja operam no limite da malha aerea. a copa em 3 meses deve por B738.

ARGS disse...

so 88 desembarcaram.... :( ainda bem que lota na volta!

Palegre ao Vivo disse...

Os 88 passageiros ocupam 30% de ocupação, exatamente o que o vice-presidente da TAP previa! E concordo contigo, que bom que lotou!

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.