Estamos também no Facebook

04/05/2011

Fog

Devido intenso nevoeiro nesta manhã de quarta-feira, o Aeroporto esteve abaixo dos mínimos meteorológicos para pouso entre 04h55 e 10h55 e permaneceu fechado para decolagens entre 07h40 e 09h00.

21 comentários:

Anônimo disse...

Cade o ILS que a infraero e o governo iriam instalar para melhorar isso?

Palegre ao Vivo disse...

Com o nevoeiro de hoje de manhã cedo, nem ILS CAT II ajudaria. Em todo o caso, ILS II só após a ampliação da pista, por motivos obvios de instalaçao!

Anônimo disse...

blog muito completo, maravilha!

Palegre ao Vivo disse...

Obrigado! Lembrando que o blog é imparcial. Somos fã do aeroporto e das empresas que aqui operam. O objetivo é divulgar a informação.

Leonardo Noble disse...

Não entendo como funciona isso do ils, CAT I, CAT II e CAT III, tem como explicar?

:D

Palegre ao Vivo disse...

Numa forma breve de explicar:

Existem três categorias de ILS:

Categoria I, Categoria II e Categoria III.
A Cat III divide-se em Cat IIIa, IIIb e IIIc.

A categoria do ILS varia de uma para outra através da visibilidade horizontal e visibilidade vertical.

Em Porto Alegre, CAT I, visibilidade vertical até 200 pés e visibilidade horizontal 800 metros. Se o ALS (aqueles postes luminosos) estiver aceso, cai para 550 metros.

Em Curitiba, com ILS CAT II, a visiblidade vertical cai para 100 pés e a horizontal para 400m!

Com CAT IIIc, pousa-se com visibilidade zero.

Abraços!

Maquei disse...

Ia perguntar isso,sobre os ILSs, com o III é possivel a aeronave aterrisar no automático? sempre que jogo FSX volto para o manual a uns 200 pés..

Leandro disse...

Mas além de ter o ILS Cat II ou III, a cia aérea, a aeronave e até a tripulação tem que ser certificada para efetuar pousos.

Abraço!

Palegre ao Vivo disse...

Maquei, o ILS CAT IIIc nao possui altitude minima de decisao nem visibilidade horizontal minima. Para taxiar a aeronave em solo também exige outro procedimento que indique a orientação das taxiways.
Olhe este link:
http://en.wikipedia.org/wiki/Instrument_landing_system

Leandro, bem lembrado. Se a aeronave e/ou piloto nao for homologado CAT II, nao poderá realizar o pouso. Mesma forma para CAT III. Apesar de muitos pilotos terem homologação CAT II, o sistema deixa outros muitos pilotos sem a possibilidade de pousar por nao estarem homologados a operar outra categoria.

Incomparável Concorde disse...

Uma imagem para mostrar o que o Palegre disse:

http://2.bp.blogspot.com/_lrjjvTH6U18/S9YgDAeZhxI/AAAAAAAAFCU/PYS1iXKyWHs/s1600/ILS_CATI_301+copy.jpg

Palegre ao Vivo disse...

Valeu Matheus!!!

Unica observação para Palegre:

Se o ALS estiver operando, a visibilidade horizontal minima é de 550m. Se estiver inoperante, sobe para 800m o minimo instrumentos!

ALS: Approach Lighting System,
Uma série de postes luminosos que iniciam na cabeceira e avançam na cidade, sobre as rodovias, trensurb, etc.

Anônimo disse...

Lembrando que não é só instalar a antena. Tê uma série de luzes que precisam ser instaladas na pista. No ILS III, por exemplo, o aeroporto possui iluminação de parada pro táxi, visto que uma aernoave pode nem estar enxergando a da frente taxiando.

Abraços,

André Werutsky

Alexandre disse...

SEM AVIÃO NO PÁTIO, LUZES DA PISTA DESLIGADAS POR 15 MIM.. TUDO FICA TRANQUILO E VEM A PAZ DO SBPA... SOMENTE A WEB JET ESTAVA A TODO VAPOR... COM TODOS OS 4 VOOS PERNOITES MAIS OS QUE VEM DEPOIS DO 5706 QUE SAI AS 8:30 PARA BSB.O RESTO NO TPS1 TUDO VAZIO.

Anônimo disse...

Pessoal, eu queria saber o que são aquelas tres luzes vermelhas (uma de cada lado da pista) que brilham bem forte? Isso é na pista que não tem o ILS, aquilo ali é o GNSS ??

Leonardo Noble disse...

Valeu pela explicação!! :D

Santos disse...

Curiosidade: por qual motivo o ALS fica apagado?

Palegre ao Vivo disse...

Anônimo,
Aquelas 4 luzes em cada lado são o PAPI. Cada quadrado daqueles possue duas luzes, vermelha e branca, refletidas num jogo de espelhos. Dependendo a altitude da aeronave, as luzes se combinam entre brancas e vermelhas. Para a aproximação no aeroporto, há uma rampa de descida imaginaria a ser seguida e o PAPI orienta visualmente o piloto nesta rampa. Quando as luzes ficarem 2 brancas e 2 vermelhas, a rampa está correta. Se ficar 3 vermelhas e 1 branca ou 4 vermelhas, esta abaixo da rampa ideal. Se estiver 3 brancas e 1 vermelha ou 4 brancas, esta acima da rampa.

Santos,
A principio o ALS sempre funciona quando a cabeceira for a 11. Quando passam para a 29 por motivos obvios o ALS é apagado. Eu acho que nestes ultimos 2 anos apenas uma vez o ALS deixou de funcionar por um curto periodo!


Abraços!

Leonardo Noble disse...

Alguem sabe se existe um projeto para implantação de ils na 29?

Palegre ao Vivo disse...

Positivo Leonardo.

O ILS Cat II será instalado para operar na pista 11 e o atual ILS Cat I será instalado no outro lado para atender a pista 29.

Leonardo Noble disse...

Entendi, que bom isso.. :D

Anônimo disse...

O que é a pista 29?

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.