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31/03/2011

Florida West 747

O Boeing 767-300F da Florida West esteve em Palegre nesta noite. O voo FWL747 pousou pela pista 11 às 19h44 procedente de Miami. A aeronave, matricula N422LA, taxiou até a posição ao lado do Total. Mais tarde cumpriu a perna para Santiago do Chile mantendo o mesmo número de voo. Para Santiago, o procedimento de decolagem utilizado é a SID TOXA1 (clique). Após o fixo TOXA, voa na proa do fixo ISOGU (veja na imagem abaixo) para interceptar a aerovia UM418 que interliga Porto Alegre a Córdoba, na Argentina. Após o bloqueio de Córdoba, assume a aerovia UA307 até Mendoza. No bloqueio do VOR de Mendoza, intercepta a aerovia UA306 até o fixo UMKAL (sobre as Cordilheiras, limite de Argentina e Chile) e inicia a chegada STAR UMKAL8 (clique) para o Aeroporto Arturo Marino Benitez.

 Foto à noite do taxi do N422LA

9 comentários:

Anônimo disse...

Dia,
porque na carta ERC que tu marcou
a rota nao localizo o fixo TOXA?
e porque ouvindo a escuta,
os controladores ou pilotos
quando em voo se referem aos fixos
quando dao ou recebem uma instrucao, tipo...
o gol 1642 pode voar ABOK?
gol 1596 voe agora voe agora OCASO.

estao se referindo as RADIAIS
e facilitam orientando por fixos
pra ident. melhor???

nao entendo essa forma se puder
dar uma explicada...
flw.

Palegre ao Vivo disse...

Os fixos dentro da TERMINAL aparecem nas cartas de SID e STAR, sao fixos que balizam a trajetoria da aeronave dentro da area de jurisdição do Controle Palegre. Toda aeronave que efetuar uma decolagem para interceptar tal aerovia, deverá fazer sempre o mesmo trajeto dentro da TMA, seja na decolagem ou aproximação.

Os fixos que tu comentastes na pergunta, tais como ABOC, sao da chegada a Porto Alegre.

Clique aqui: http://www.aisweb.aer.mil.br/_inc/carta-download.cfm?carta=9A371CDA-8A23-4590-8791FD58005BE638&d=tela

O fixo TOXA esta no link no proprio topico.

ABOC e TOXA nao estao na ERC pois sao fixos que norteiam a aeronave DENTRO da TMA e a ERC tem os fixos para voos em rota, por exemplo, um voo que faz Ezeiza - Floripa nao passa por TOXA nem ABOC.

Palegre ao Vivo disse...

"Toda aeronave que efetuar uma decolagem para interceptar tal aerovia, deverá fazer sempre o mesmo trajeto dentro da TMA, seja na decolagem ou aproximação."

Por exemplo:

Saída Juice1B: Desde o SBPA ate a posição JUICE, o trajeto será sempre o mesmo, ate para nao ocasionar conflito com as aeronaves que pousam.
Saida Do Sul: As aeronaves que decolam de SBPA com proa de Caxias, farao sempre a mesma saída, mesma rota, mesmo procedimento.

Saida TOXA: Para o Sul a mesma coisa, existe um "caminho" por onde a aeronave deverá voar para nao ocasionar encontro com alguma aeronave que esteja se aproximano pelo sul, exemplo: Poder decolar a Pluna na saida TOXA e aproximar a BQB na chegada Guaiba 2 sem q eles se encontrem em voo, pois sao caminhos diferentes. No limite da TMA, ambos usarao a mesma aerovia.

PS1: Apenas para voos por instrumentos (IFR)
PS2: Se o Controlador autorizar proa direta, nao é necessarioe xecutar a SID ou STAR conforme a carta e sim conforme orientação do Controle.

Anônimo disse...

OK,OK....
exelente explicacao, bem clara e de compreensao objetiva.
mas o que queria entender tambem
eh que varias escutas ouco coisa
do tipo... tam 8093 pode voar tal
FIXO para desvio de formacoes?
ele quis pedir uotra aerovia ou
eh pro fixo mesmo? poe no fms e tudo bem, mas sa tiver num monomotor fazendo ifr como vai pro
fixo?
e nas vetoracoes se abandona o que
diz a star e voa meio paralelo so
orientado por proas ?

Palegre ao Vivo disse...

No desvio de formações, a aeronave solicita o desvio. "Solicito desvio de 30 graus a direita por 50 milhas nauticas". Se nao houver colisão entre aeronaves, todo o desvio é autorizado. Se o desvio for para um fixo ou vai se afastar 50nm da rota inicial, depois ele retorna para a rota de origem.

Palegre ao Vivo disse...

"mas sa tiver num monomotor fazendo ifr como vai pro
fixo?
e nas vetoracoes se abandona o que
diz a star e voa meio paralelo so
orientado por proas ?"

Monomotor é a mesma coisa. Vais solicitar proa para tal direção para fugir do CB. Se o APP solicitar que tu voe numa proa especifica, te dira qual é ela em graus ou o nome do fixo. Nas vetorações, tu abandonas a STAR e ficas sobre controle do APP. Ele te orientará o que deves fazer, irá estabelecer proas, limites e te separará dos outros tráfegos.

Anônimo disse...

BOA,
rapido e de forma sabia.
podia fazer um mapa sublinhando
as taxiways o percuso a sigla e
com cores pra ident qual tal.

so uma sujestao.
flw.

Anônimo disse...

Via Guaiba uno de chegada passa em eldorado?

Palegre ao Vivo disse...

Sim, mas pega uma parte muito pequena de Eldorado, quase nada. A aeronave sobrevoa o Polo Petroquimico e inicia a curva para interceptar o ILS da pista 11.

Veja imagem abaixo:
http://img33.imageshack.us/i/guaiba1.jpg/

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