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01/02/2011

TACA, chuva e vento

Este amanhecer de terça-feira foi bem diferente dos últimos dias. Às 06h30 foi registrado vento de 230º com 20 nós, cabeceira em uso 29, chuva forte, teto de 600 pés. Devido essas condições, o voo TACA 088 (LIM-POA) pousou atrasado. Decolou às 08h57 quando o normal é 7h20.

O Airbus A319 da TACA, N479TA, sobrevoou o NDB Guaíba (IP) às 08h58 a 3200 pés, curvando na proa do fixo JAUNT para então ingressar na aerovia UR563. A temperatura do ar, nessa altitude, estava 19ºC e o vento de 183º com 14 nós. Estimado de pouso em Lima 13h11 (hora de Brasília).

11 comentários:

Anônimo disse...

boa,
alguem sabe explicar como se converte o vento em nos para Km/h?
leio no post ai que o vento era de
20 nos, mas quanto e isso?
ou na aviacao pelas medidas
americanas, brasileiros falam em
nos, pes, milhas e libras da boca
pra fora so o que esta marcando
mas nao sabe quanto tal dado
vale no real???
e como e determinado o teto??

abraco .

Blog Paixão por Voar disse...

Olá Anonimo:
1 nó = 1,856 km/h
1 milha terr = 1,6 km/h
1 milha nautica (NM)= 1,856 km
O teto é determinado através das ''bases'' das nuvens, ou seja, a altitude da base dela.
1 pé = 0.33 metros. Se o teto estava em 600 pés, as nuvens estavam a ~= 182 metros.
Acho que deu pra entender um pouco rsrs

Anônimo disse...

mas, mesmo um novato ou experiente
aviador tem que ter um bloquinho
uma calculadora ou cerebro core i7
pra saber en tempo real como no vento dado de 20 nos qual seu valor
real ou ele so recebe do controle
a info. e diz a ta bom.....

desculpe ser um chato mas,,,,,

Patrick Krug (pdkrug@gmail.com) disse...

Prezado Anônimo.

Todos esses valores são "valores reais"... não são imaginários. Salvo raríssimas exceções, as demais aeronaves possuem em sua cabine técnica a indição de velocidade em nós e a de altitude em pés. São essas as unidades de medidas que interessam aos tripulantes e controladores de tráfego... não há necessidade de conversão para outras unidades.

Diego G. Souza disse...

Quem sabe tu não precise converter nada porque as unidades da aviação são em nós, pés etc e não em km/h portanto o cmte não tem necessidade de saber em km/h o vento. Grato...

Anônimo disse...

mas....
vamos imaginar que eu ou vcs somos
pilotos reais, ai somos convidados
a um churrasquinho na casa da
namoradinha.. la no patio ta rolando a carne derrepente o tempo
comeca a fechar e o vento se
intensificar e eu todo orgulhoso
digo a todos os convidados,,,,
pois e o vento deve estar proximo
dos 20 nos,ai chega o sogrinho
e me pergunta, quanto eh 20 nos
de vento meu garoto??
eu respondo, 20 nos eh 20 nos so
isso que eu sei,,,
e o veio fica com cara de paisagem
ah entendi mas fiquei sem saber,,,

dei pra entender , talxez voar
seja pra pessoas superiores ou
soberbas mas....

aberto a divergencias, boa tarde.

Felipe Rodrigues disse...

UHAHUAHUAHUAUHHUAUHAHUAUHUHAAUHUHAHUAHUAHUAUHHUAUHAHUAUHUHAAUHUHAHUAHUAHUAUHHUAUHAHUAUHUHAAUHUHAHUAHUAHUAUHHUAUHAHUAUHUHAAUHUHAHUAHUAHUAUHHUAUHAHUAUHUHAAUHUHAHUAHUAHUAUHHUAUHAHUAUHUHAAUHUHAHUAHUAHUAUHHUAUHAHUAUHUHAAUHUHAHUAHUAHUAUHHUAUHAHUAUHUHAAUHUHAHUAHUAHUAUHHUAUHAHUAUHUHAAUH

Palegre ao Vivo disse...

Então tu fala pro sogrinho:

Se o vento está 20 nós, a gente multiplica por 1,852 e teremos a velocidade de 37km/h! Então, 20 nós são 37km/h!

Santos disse...

heheheheehehe


Entendo perfeitamente tua dúvida, prezada pessoa de alcunha desconhecida rsrs

Contudo, na aviação funciona como já foi dito aqui. Não interessa saber a quantos Km/h esta o vento. A convenção internacional determina que ele seja expressado em Nós e ponto.
Não existe isso de "valor real". Qualquer unidade de medida do Sistema Internacional é um "valor real". O que acontece é que aqui no Brasil estamos acostumados a falar 10Km, 1L, diferente dos americanos por exemplo, que utilizam a medida do Galão para abastecer, e expressam suas distâncias em Milhas.

Então seja aqui ou no Japão, o Comandante saberá como proceder com o vento de 20 nós.

Abraço!

PS: quando tu pesquisa algo relacionado o Ouro, te preocupas em coverter o quilate para quilograma a fim de saber de quanto "realmente" trata-se?? kkkkkkk

joseluizdacosta@bol.com.br disse...

Até duas horas eu tolero de atraso, problemas climáticos considero normal, o piloto tem seus limites e respeita-los. Quanto aos leigos favor respeitem sem piadas e respondem de forma correta.

viva o fento em porto alegre disse...

isso mesmo está tudo serto.

até a próxima.

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.