Estamos também no Facebook

16/07/2010

Pressão Atmosférica

A pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície da Terra. Seu valor é expressado em milibares ou hectopascais. O ajuste de altímetro, chamado QNH, corresponde à pressão atmosférica do momento, ao nível do mar. Nessa sexta-feira, Porto Alergre registrou QNH de 1036 Hpa, um valor extremamente alto, já que o altímetro padrão a nível do mar é 1013,2 Hpa.

3 comentários:

Julian Eilert disse...

caramba. vc sabe informar se alguma vez o QNH passou desse valor de hoje? ao menos desde o ano passado, desde o inicio do blog

Palegre ao Vivo disse...

Julian, desde o início do blog eu não tenho certeza, mas acredito que não. Aliás, uma época me lembro que fez QNH 0998! O QNH em Ezeiza, na Argentina, chegou a 1041Hpa hoje!

Renan Araújo disse...

A alta pressão tem a ver também com a baixa temperatura, a massa de ar frio e mais densa. E como faz tempo que não fazia tanto frio, então faz tempo que a pressão não subia tanto. Acho que é isso...

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.