Estamos também no Facebook

09/07/2010

Meteorologia

As condições meteorológicas em Porto Alegre nesta sexta-feira estão bastante alteradas em relação ao que foi visto durante a semana. Chuva forte pela manhã e visibilidade restrita caracterizaram o dia de hoje. O teto permaneceu variando entre 300 e 800 pés de altitude. As arremetidas também caracterizaram esta sexta-feira. Foram tranquilamente 7 aproximações abortadas pela restrita visibilidade com o solo. A pista em uso que predominou a 29, por diversas vezes teve que ser alterada devido a direção do vento, estando por alguns momentos abaixo dos mínimos para pouso. Algumas aeronaves optaram por pousar pela pista 11, devido ao ILS, mesmo com a presença de 8 nós de cauda. Depois das 15h00 a visibilidade horizontal aumentou para 6000m e teto para 900 pés. Tanto a informação ATIS como a Torre de Controle alertam às aeronaves sobre a pista molhada e escorregadia.

3 comentários:

Anônimo disse...

qual camada define o teto?
a mais baixa de parc. nubldo,
nublado , encoberto ou o nevoeiro?
e qual diferenca destas.
flw pessoal.

Palegre ao Vivo disse...

A camada mais baixa de BKN e OVC são quem determinam o teto.

Marco disse...

Existe Notam para quando houver chuva é citado pista molhada e escorregadia. E adicionalmente a TWR - PA acresenta no ATIS 127;85 mhz para os usuários estarem atentos ao fato.

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.