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20/05/2010

TACA - Novas cores

O voo TACA 088/089 foi realizado nesta quinta-feira (20) pelo Airbus A320-233, matrícula N499TA, com as novas cores da empresa. A aeronave decolou de Lima às 01h48 (hora de Brasília) e o pouso ocorreu em PALEGRE às 06h18 pela pista 11, após a realização de uma arremetida pela pista 29. Decolou pela pista 11 às 07h14. Diferente do A319, que possui 120 assentos distribuídos em 12 assentos na executiva e 108 na econômica, o A320 possui 150 assentos, sendo 12 assentos na executiva e 138 na econômica. A razão do A320 estar substituindo o A319 deve-se a grande quantidade de carga a bordo.

(Foto de Stefan Sonnenberg via Airliners.net)

Procedimento de chegada 29, arremetida e pouso 11.

7 comentários:

Anônimo disse...

ola,
qual a chegada foi realizada?
pouso vor ou rnav?
qual motivo da arremetida ?
qual o proced. se fez para a 11 ?
o que quer dizer quando um aeronave
sai do acc e transfere ao app e
o app solicita a aeronave o tal,
acione identificacao ?
eh um novo codigo transponder?
como a tripulacao tem essa info?

desculpem mas tem q perguntar pra
quem sabe ne ??
flw poa.

Palegre ao Vivo disse...

Boa noite anonimo. Pena nao saber seu nome.

Vamos às respostas:

1) Qual chegada foi realizada:
- Chegada HERA 1.
http://www.aisweb.aer.mil.br/aisweb_files/cartas/star/sbpa_star_hera1.pdf

2) Pousou VOR ou RNAV?
- Pousou VOR. Ele bloqueou o NDB TQA (cidade de Taquara) e realizou o procedimento VOR para a pista 29.
http://www.aisweb.aer.mil.br/aisweb_files/cartas/iac/sbpa_iac_vordmezrwy29.pdf

3) Qual procedimento para a 11?
- Após a arremetida, a aeronave foi vetorada, ou seja, o controlador o orientou a fazer aquele procedimento. Se afasta do aeroporto com curva à direita e após uma certa distância e altitude é autorizado a realizar a aproximação ILS para a pista 11.

4) O que é acionar identificação?
Todos os tipos de transponder, A, C e S possuem um botão para acionar identificação. Quando o controlador solicita a aeronave para acionar identificação, na tela do radar a aeronave ganha destaque, fica piscando, chama a atenção, para que o controlador localize a aeronave entre as outras que aparecem na tela.
Não é um novo transponder não. O codigo numerico permanece. Adicionar identificação serve para que o avião, na tela do radar do controlador, chame a atenção e ele saiba qual aeronave oe stá chamando.

Espero ter ajudado.
Qualquer duvida pendente, nao hesite em questionar!
Abs!

Anônimo disse...

Boa noite!
Excelente explanação!
E quanto ao motivo da arremetida? Foi por pouca visibilidade para o procedimento (na carta diz vis min 3200m), correto?
Grande abraço,
Roberto

Anônimo disse...

Parabéns ao PALEGRE pelas suas matérias e conteudos explicativos. Não é todo site que chega á 500.00 mil visitas em seis meses!! Abs!

Palegre ao Vivo disse...

Roberto,

O teto mínimo para pousos na pista 29 são 550 pés. O motivo alegado pela tripulação para a arremetida foi condições meteorológicas. O teto estava baixo para pousos aquele horário. Se ele não avistou a 550 pés, solicitou procedimento pela pista 11, já que o vento estava calmo e a cabeceira 11 tem ILS (teto minimo 200 pés).
Depois do pouso do TACA pela 11, as operações permaneceram por esta cabeceira por mais 1h até o momento que mudou para a 29.

Anonimo,
Obrigado! A equipe se dedica para, sempre que possível, passar a vocês as novidades que chegam e partem de POA!

Continuem nos acompanhando!
Abraços!

Anônimo disse...

E como que os senhores conseguem estas infos?

Palegre ao Vivo disse...

Ah, dai já é segredo de mágico! hehe!

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.