Estamos também no Facebook

31/05/2010

Aproximações

Abaixo há duas imagens de aproximações em PALEGRE. Na primeira, dois Embraer 190 da AZUL, PR-AZL e PR-AZE para pouso pela pista 11, via Marcador Externo (OM) distante 5,2nm do aeroporto e, na segunda, um Boeing 737-800 da GOL, PR-GGG, mais ao longe um Airbus 319 da TAM PR-MAM e ao fundo o Embraer 190 da AZUL, PR-AZH, executando aproximação GPS para a pista 29 com início a 9,4nm do aeroporto.


3 comentários:

Igor Parreira disse...

Bah muito showww ! Estava no POA domingo pela manhã, com aqueles ventos os pousos estavam perfeitos !!! Fui esperar amigos que vinham de SP/GRU no GOL 1944, disseram que o voo foi super turbulento, e que a aeronave deu muito altos e baixos bruscos !Mas pousaram tranquilamente !

Anônimo disse...

Poderia explicar o que é um marcador externo, tipo este OM distante 5,2 nm da 11? O OM fica nas ilhas do Gauiba ou em Eldorado? O "alma" é um marcador da 29? Onde fica? Qual a diferença entre marcador e fixo?
Obrigado Antonio Werlang

Palegre ao Vivo disse...

O OM indica o Fixo de Aproximação Final em um procedimento ILS. Localiza-se entre 4,8 e 5,4 NM da cabeceira de pouso. Ao ser sobrevoado, acende-se uma luz azul no painel e ouve-se um som de baixa freqüência modulada a 400 Hertz/seg emitindo uma série de traços a cada 2 segundos.

O OM também é chamado de IP ou NDB Guaíba, que está na cidade de Eldorado do Sul!

Alma é uma posição para quem se aproxima via GPS. Está na mesma posição do NDB Figueiras, distante 9,4nm do aeroporto.

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.