Estamos também no Facebook

19/04/2010

19 de abril

Desde 3 de julho de 1940, o embarque e desembarque de passageiros eram realizados em um pequeno terminal do antigo "Aeroporto São João", na época localizado ao lado do hangar da Varig e que atualmente é utilizado pela TAP-ME. No dia 19 de abril de 1953 houve a inauguração do Terminal de Passageiros localizado na Avenida dos Estados. O Terminal foi entregue com 3.750m². Após esta data, ocorreram ampliações em 1971 passando para 8.000m², em 1983 para 12.600m² e atualmente 15.540m².

Foto: Stephan Klos Pugatch (via Airliners.net)

6 comentários:

Anônimo disse...

A partir de 26/04 a Trip ligará Porto Alegre à Maringá pelo voo T45438.

Esquena do voo:
TIB 5438 - POA-IGU-LDB-MGF-CGR
TIB 5439 - CGR-MGF-LDB-IGU-POA

Já está disponível para venda de passagem na página da Trip.

Alexandre.

Pedro Lemos disse...

Nunca fui no terminal 2, tem alguma área para fotografar nele como o saguão do TP1?
Boa.

Palegre ao Vivo disse...

Grato Alexandre pela informação. Já está no site!

Pedro, o restaurante do Terminal 2 possui vista para o pátio.

Leandro Casella disse...

Zé ... só um adendo o Salgado Filho foi inaugurado em 12 OUT 1950...em deferência a morte do Ministro Salgado Filho, ocorrida em 30 de julho daquele ano.Existe a meu ver um precesso em que o novo terminal já era usado e estava em obras de conclusão, fato que terminou em 1953.

Em fins de 53 é que a nova pista foi concluída e asfaltada. Antes a pista era perpendicular a atual, na proa da torre da igreja São João, aliás, nome do Antigo Aeroporto de Porto Alegre.
Mas foi só em 1954 que os voos foram todos transferidos de Canoas para POA... até então muitos voos era operados lá...... Aliás, ao que sei foi só depois de outubro de 1954 que a Base virou só base e o aeroporto de poa concentrou todos os voos.dl

Abs
Leandro Casella

Leandro disse...

Olá

Tempos atrás, por meados de 2009, tentei ir no terminal 2, pra mostrar à minha filha o "aeroporto velho". Um vigilante disse-me que a entrada era vedada. Pergunto: mudou de lá pra cá? Abraço e parabéns pelo blog

Palegre ao Vivo disse...

O terminal 2 possui atualmente a administração da Infraero, além de um restaurante, escola de voo.. Se fores em horário comercial, sugiro que apresente a sua filha o terminal, aproveitando para ir ao restaurante tomar um refresco e um lanche. Assim, não há problemas para circular dentro do terminal, pois o senhor esta sendo um cliente do restaurante. Mas lembre-se: De segunda a sexta, em horario comercial. Fora deste horario é fechado mesmo, apenas para funcionarios.

Abraços e obrigado pelo elogio!

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.