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29/01/2010

Reporte meteorológico

Para informação, o voo da TAM8018 PT-MVH A330 (GRU-EZE) reportou às 15h30 sobre Caxias do Sul no FL400, ventos de 340/23kt, temperatura -54ºC. Em razão da presença de nuvens com topo no FL430, a aeronave efetuou desvios a esquerda da aerovia UM788 bloqueando o VOR CXS no momento em que fez o reporte meteorológico.

6 comentários:

Anônimo disse...

ola,
uma duvida, eu achava que as
aerovias de alta eram marcadas em
preto e as aerovias de baixa em
azul,mas vejo que nasta carta todas
sao de alta e em preto e azul e
ainda tem duas na cor de burro
quando foge uw19 e ua314 e tmb tem
eu acho numeros nas aerovias que
marcam as distancias entre fixos
mas e estes numeros dentro dos
retangulos marcam o que?

abraco.

Palegre ao Vivo disse...

As coordenadas geográficas de cada posição.

Anônimo disse...

eu digo os retangulos ou entao
quadrados que estao ao lado de todas as aerovias. temos as radiais
cursos distancias fixos e os em
questao sacou? e sobre as cores das
aerovias? coordenadas sao outra
coisa fora do questionado.
olha bem na imagem. vlw.

Anônimo disse...

O quadradinho que você se referiu imagino que seja os que estão abaixo ou acima dos designativos das aerovias. Representam as distâncias, só nao lembro a diferença dos outros números que estão fora de quadrados e também são distâncias.
Quanto as cores, talvez seja algum designativo de aerovias do DECEA (nacionais) e as internacionais da ICAO.
O que diferencia aerovias de "alta" e de "baixa" é o designativo. As de "alta" tem o "U" de "Upper", exemplo, UW6 presente nesta carta.

Leandro disse...

Opa!
Parabéns pelo ótimo conteúdo do blog, até passei o endereço dele pra uma lista de discussão (F-Sim) para o pessoal conhecer também.

Seguinte: Ontem (29/01) as 18h10, estava caindo uma baita chuva na zona norte de Porto Alegre. O limite da chuva era por volta da Av. Sertório. Vi os aviões decolando da pista 29 e faziam uma forte curva à direita, obviamente fugindo da formação à frente. Pergunta: Normalmente eles fazem a saída ATMA 1 pela 29, curvando à esquerda. Qual é a saída que eles efetuam nesse caso?

Abraço!
Leandro

Palegre ao Vivo disse...

Leandro,
A saída ATMA1 exige curva à esquerda. A saída DOSUL exige curva a direita, porém, ontem em coordenação com os controladores, todas as aeronaves estavam autorizadas a decolar com curva a direita para evitar as fortes formações, com proa de Caxias do Sul (VOR), após, direto ao fixo OSAMU.
Abraços!

O blog Palegre ao Vivo foi criado por um grupo de amigos de Porto Alegre e região, apaixonados pela aviação! Dedicamos o blog às pessoas que tem a aviação como paixão. Seu objetivo é manter os leitores atualizados sobre as novidades que passam pelo Aeroporto Internacional de Porto Alegre. Críticas, elogios, sugestões e dúvidas, contate-nos pelo e-mail.